terça-feira, 16 de abril de 2013

terça-feira, 16 de abril de 2013

a minha (rouca) voz

 
Ouvi na radio que hoje é o dia da voz... não sabia. Para ser mesmo sincera, nem imaginei que este dia existisse. E enquanto ouvia a reportagem radiofónica lembrei-me da minha própria voz!
Ainda bem que não sou pessoa propensa a desenvolver uma personalidade complexada, caso contrário, teria sido muito infeliz. Toda a minha vidinha cresci com a minha mãe a dizer-me o quanto detestava a minha voz, que era mesmo muito rouca, e que isso se devia ao facto de eu não ser nem educada e nem comportada como ela gostaria. Quando estava mesmo muito zangada comigo, ela sentenciava : "tens mesmo voz de roufenha"!
Quanto mais a minha mãe lastimava a minha voz, mais a estimava eu! E hoje em dia, na verdade, gosto mesmo muito. É diferente, gosto, e não estou sozinha nisto!!!
Nunca a minha voz esteve tão equilibrada como quando eu andava na tuna e tinha ensaiador. A colocação da voz, não só para cantar, como para falar no dia-a-dia é esencial. Para a minha voz rouca então, nem se fala. Claro que também nunca fui afinada como nessa época, hoje em da, já regressei ao estado de "cana rachada" que sempre me foi habitual.
De qualquer das formas, fica aqui o meu testemunho, a minha voz, sobre a VOZ. Porque este meu querido cliche cor de rosa não deixa de ser isso mesmo, a minha voz por escrito.
Só para terminar, devo dizer que, melhor do que a minha voz rouca, só mesmo ter crescido na companhia da minha querida irmã, igualmente rouca como eu. Somos muito diferentes, mas a nossa voz é absolutamente igual, de tal forma que, ao telefone, não há quem nos distinga, e isso, já me fez rir muitas vezes, de muita gente! Claro!

2 comentários:

  1. ROUFENHA?!?!Adorei.lolol. nunca ouvi a tua mãe dizer isso, mas gostei muito, super adequado. :)

    ResponderEliminar
  2. para azar da minha mãe ela teve duas filhas roucas e roufenhas!ela inventa palavras, aliás, há um vocabulário inteiro só dela!

    ResponderEliminar