segunda-feira, 16 de setembro de 2013

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

é uma casa portuguesa, com toda a certeza


No movie time de hoje falo da gaiola dourada, o filme português feito por um meio português, e que levou tanta, tanta gente ao cinema. Quem foi inspirou sempre mais alguém a ir, eu nao escapei a esta onda dominó.
A gaiola dourada, metáfora da vida que não é de ouro, mas que nós douramos, e onde nos prendem às vezes, mas na maiora delas, onde nós que nos mantemos cativos.
Quem viu o filme sabe que retrata os portugueses, reconhecemo-nos lá, identificamos um familiar, um amigo, uma expressão da rua, tudo, estamos ali.
Quando a filha do casal, sem nunca ter conhecido Portugal, chora aos acordes da guitara portuguesa, eu soube que ela ia voltar para a terra dela, porque são também portugueses aqueles que nascem fora de portas. Há uma melodia que toca cá dentro, um portuguesismo de tradições que nos une, que não é só, mas também o são, o bacalhau, as sardinhas, o copo de vinho, a camaradagem, a humildade, mas sobretudo esta enorme capacidade de nos rir-nos de nós próprios sem vergonhas. Gosto disso, da inteligência que partilhamos, e que só por isso nos permite saber rir do nosso umbigo colectivo.
Depois disto, todos os cliches portugueses estão gastos! E valem cada gargalhada que o filme nos proporciona. 
Não hesitem, vai valer a pena!

1 comentário:

  1. Fiquei ainda com mais vontade de ver o filme! Tenho penalizado muito a cultura e isso não me agrada nada! Tenho que aproveitar enquanto ainda está em exibição... A tua escrita cativa-me cada vez mais! Gosto muito!

    ResponderEliminar