sábado, 5 de outubro de 2013

sábado, 5 de outubro de 2013

dentro ou fora, encontra o teu caminho - take I

Fazer o Caminho de Santiago foi uma ideia plantada em mim em miúda, por um livro, que passou a vontade depois de um amigo o ter feito, e adquiriu o estatuto de determinação com o tempo. O tempo que passou, germinou a certeza e vingou.
Quem faz o Caminho de Santiago, um trilho de peregrinação, tem para si um objectivo, embora, na minha opinião, todos o façam com a fé.
A magia do caminho é a comunhão. A comunhão com o percurso, que a cada marca me fazia lembrar a história de Hansel & Gretel; a comunhão com a beleza natural, porque se é verdade que há sítios encantadores e em que suspiramos uauu! também é verdade que há outros onde temos que atravessar autoestradas e uiii; a comunhão com os outros peregrinos no silêncio e na saudação, que todos dão e  recebem de bom caminho.
Há quem o faça por promessa, em penitência, por dor, por luto, porque está perdido, por turismo, ou simplesmente o faça como eu, porque sim, porque cá dentro fazia sentido, e fez. Um caminho em que cada quilómetro palmilhado me fez sentir mais eu. Porque se há um caminho que se faz com os pés, o verdadeiro caminho é o que fazemos cá dentro, de nós.
Gostei de fazer o caminho em silêncio, gostei de o fazer a falar com a M & M, gostei de olhar para cada pessoa com que me cruzava, ver os olhos, e perder-me nesta ideia insana de tentar saber o que a trouxe.
Naqueles trilhos não importa quem és, muito menos o que fazes, às vezes nem sequer o teu nome, porque naquela comunhão de experiência, fomos mesmo todos iguais.
Os albergues, onde fica quem chega primeiro, com as camas em camaratas mistas, onde, quando chegava só queria mesmo tomar banho, comer e dormir, mas onde, no entretanto, ficava sempre sentada na minha caminha a observar as pessoas, de todas as idades (havia mesmo velhos muito velhos!!), de tantas nacionalidades... Após duas etapas já sabíamos quem era o alemão refilão que ressonava, e escolhíamos uma cama longe da dele, e acho que não estivemos sozinhas nesta estratégia..

 amanhã há mais..

Sem comentários:

Enviar um comentário