quarta-feira, 30 de outubro de 2013

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vamos ser sérios em relação a isto...

 Li o jornal e deparei-me com esta lei/projecto que visa, entre outras coisas, limitar o número de animais domésticos em apartamentos a dois cães ou quatro gatos, e só consigo pensar que isto é, absolutamente, nem sei... Irreal? Despropositado? Hipócrita? De fantoche? Redutor? Sim redutor, em absoluto.
Defendo sem pudor os direitos dos animais de estimação, mas não me venham dizer que o problema é em que número vivem por apartamento. Conheço casos de pessoas que têm um cão de marca numa moradia, com jardim, mas onde ele vive, preso, acorrentado, por uma trela. Onde é que ficou a dignidade do cão? O direito dele a brincar, a correr, a passear, a Ser cão? 
Devíamos todos aproveitar a oportunidade deste rascunho de lei, e discutir com seriedade os direitos dos animais. Direito a ter um dono que, por exemplo, não os abandone. É inadmissível, para mim, como cidadã, que possa incomodar aos orgãos de poder quantos cães ou gatos há por metro quadrado, se faça uma lei nesse sentido, mas que, em paralelo, se seja conivente/cúmplice com o abandono e maus tratos dos animais. 
A lei, a existir, deveria ser a punir criminalmente o abandono e maus tratos dos animais, e com penas gravosas, não só de multa. Se querem uma lei, vamos fazer uma que obrigue os donos, não a ter metros quadrados por animail, vamos fazer uma em que os donos tenham que ter competências para os criar, educar, e sejam responsáveis por eles, por tudo e em tudo.

Quem não gosta de cães não gosta de gente.  Vamos pensar nisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário