sexta-feira, 22 de abril de 2016

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Maratona e o drama dos porquês

A pior coisa que se pode perguntar a uma alma perdida que se tenha inscrito numa maratona é "mas vais correr a maratona porque?". É o equivalente a perguntar a um peregrino porque é que ele iniciou a sua peregrinação. 
Porquê, perguntam vocês, em bom rigor porque nem sempre sabemos a resposta, ou às vezes sabemos e não queremos expor-nos, mas para mim, porque me faz sempre voltar cá dentro e questionar "Inês Daniela porque é que embarcaste nesta toleira? ". É por isto. 
Próxima pergunta mais irritante de sempre " quantos km é que são mesmo?". 
Mais uma vez porque as almas perdidas que tomam esta decisão já têm alguma dificuldade em dormir com o peso destes 42km, não é preciso estarem sempre a lembrar-lhes disso. Eu tentei muito focar-me só no próximo treino, e assim, gerir o pânico dos 42km. Mas, haja jogo de cintura, não foi nada fácil. 
Há ainda outra pergunta muito popular, que é "então e estás preparada?". 
Às vezes ainda faltavam 2 ou 3 meses e já me estavam a perguntar se estava preparada. Ora, claramente que se faltava aquele tempo todo, não estava preparada, não era preciso assombrarem-me com essa nuvem negra. 
Para mim, mulher, a mais aborrecida de todas as perguntas "então quanto é que já emagreceste?". 
Então não há uma lei onde diz, taxativamente, que as mulheres não gostam, e têm direito a não gostar, de falar no peso? Há, claro que há! Então porque é que eu haveria ter nascido diferente? Eu sei que sou muito à frente em muita coisa, mas nem tanto!!!!! 
A verdade é que não emagreci nada, nadinha. E quando digo isto instala-se a discórdia porque há dois clubes. Um deles diz "olha é uma pena porque bastava 1kg ou 2kg e sentias-te muito melhor". A estes tenho simplesmente a dizer que não me importava nada de ter emagrecido, mas não aconteceu. Mas depois há o outro clube "o que? não emagreceste mas estás tão mais magra". O que dizer a estes além de que tenho balança e espelho em casa? 
À parte destes disparates todos, meus e dos outros, e como sou uma pessoa muito abençoada nos afectos, tenho acima de tudo recebido muitas palavras de surpresa, apoio, carinho, encorajamento, e até, imaginem só, de alguns inocentes, de admiração. Aos meus amigos que estão comigo em tudo, já sabem que vou pensar em vocês como um náufrago pensa num bote de borracha, aos inocentes, esses, o que dizer? A tartaruga cor de rosa da Inês espera não ser o vosso banho de água fria neste mundo, mas podem preparar-se para isso, a vida é dura, e a prova é longa e sobe muito. 

1 comentário:

  1. Não são disparates! São características únicas que te definem! Só me resta desejar-te uma boa prova e que disfrutes muito! A chegada à meta deve ser um grande prémio!

    ResponderEliminar