quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ir para dentro, lá fora

Esta é uma história sobre como o oriente se tem tornado o meu norte. Uma história onde se esperam aventuras e borboletas. 
Vou abrir e fechar a mala umas vinte vezes, fartar-me de aeroportos, mas com isto, aprender a economia do longe que se faz perto, e do pouco que é tudo. Quero deixar a sofreguidão do dia a dia, para me embrenhar na vastidão das diferenças que nos separam e unem.
 
Myanmar, quem és tu?
O cheiro entre o doce, o azedo e o estragado, que se estranha, mas logo a seguir já mal se nota. 
Os edifícios que ora são ultramodernos, ora estão em ruínas, uma herança que a segunda guerra mundial deixou para trás. 
As cores são esbatidas, num céu que potencia a sua melancolia ou lhes confere um brilho inesperado. 
Mas as pessoas, essas, são sempre diferentes e as mesmas. O mesmo andar ocupado, os mesmos rostos pintados a thanaca, as figuras pequenas e esguias, que nos olham curiosos e envergonhados, que nos observam com a mesma graça com que nós os olhamos a eles, de igual para igual. Mas são muito diferentes de nós, trazem com eles uma serenidade e um sorriso doce e fácil. A essência deste país são as pessoas.
[Que começe esta viagem-aventura. ]

domingo, 27 de agosto de 2017

Dia Zero


O dia zero é o dia em que (finalmente) abandono o relógio, o telemóvel (até agora), a televisão e todos os kits eléctricos que baralham a nossa vida, para me dedicar a vivê-la, sem mais nenhuma preocupação, que a de sabore-a-la.
Fico sentada entre o barulho de uma casa cheia de amor e o chilrear dos pássaros que se despedem da luz. E é nesta penumbra, em que assisto à coroação da Lua, que me deixo envolver e embrulhar na sua luz para sonhar. 

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Palavras por dizer [fragmentos]


Ter-te-ei dito o quanto te amei nos dias em que me perdi contigo?
Ter-te-ei dito o quanto de mim ficou contigo quando me fui?
Ter-te-ei dito todas as palavras que pipocavam cá dentro?
Sabemos bem que não.
De cada vez que te olhei, sinto que sei que soubeste.
De cada vez que me ausentei, sei que me sentias ainda.
E a cada silêncio inaudível, sei que partilhamos a mesma estação de radio de promessas de amor.





quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Declaração de nascimento


Querida F:
Nunca me vou esquecer do dia em que a mãe e o pai me disseram que estavas a caminho da nossa vida.
Nunca me vou esquecer das lágrimas incontroláveis que chorei.
Nunca vou esquecer a alegria imediata e o amor instantâneo.
Nem nunca vou esquecer, que em segundos, soube o que era o meu coração explodir de amor, outra vez.
A felicidade que sinto é porque sei que os papás há muito esperavam que chegasses, é porque vais nascer e crescer numa rede de amor maior e mais forte do que possas imaginar, mas sobretudo, porque, sem saberes, já recebeste o melhor presente que a vida te poderia dar: uma irmã. 
Vais crescer com ela, e nunca vais querer aprender a viver sem. 
Vais ter nela a tua maior rival e a tua melhor amiga, a tua melhor companhia, a confidente mais atenta e a melhor claque. 
Vais aprender a saber o que pensa num só olhar, e ela irá tirar-te o tapete, para depois andar contigo ao colo, sempre que a vida assim o exigir. 
Parabéns F, por seres o moranguinho, o ursinho carinhoso e o poçinho de mimo da Madrinha. Vai ser maravilhoso ver-te/vos crescer! Vai ser um privilégio aprender tudo contigo. 

[ Obrigada, R., melhor presente da minha vida, por me proporcionares este amor e esta responsabilidade a dobrar. Prometo que vou (continuar) a ser uma tia-madrinha altamente]

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O tempo de uma vida toda


Não gosto de promessas de amor para sempre, ou de promessas no geral.
Gosto do hoje, e da ambição pelo futuro a dois. 
Sempre me lembro de pensar assim, mais no agora do que no a seguir. Ouvir esta música deliciosa fez-me reflectir sobre isso. 
Não gosto de ti da vida toda, e nem sei se vou gostar de ti toda a vida. Mas, entre uma risada e um copo de vinho tinto, sei que esperei por um amor como o nosso a vida toda. Sei que esperamos os dois. Sei que quero o nosso amor pela vida toda, que o queremos juntos. 
Mas não to prometo ou tão pouco espero de ti essa promessa. Quero namorar-te a vida toda, e dançar contigo a nossa música a vida toda. Sem promessas, só desejos, muitos, e sonhos, tantos de uma vida toda que sem promessas escolho ser ao teu lado. 

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Há dias perfeitos


São aqueles em a nossa família dá a mão à família que escolhemos para nós, e que queremos sempre lembrar num abraço (cochilo) ao pôr-do-sol. 

(Resende a espalhar charme)


sábado, 5 de agosto de 2017

Operação biquini 2017


Deliciem-se com o Noné apanhado a comer pão de ló, com o seu ar de culpado e arrependido!!!
Dizem, e é bem verdade, que os animais mimetizam os comportamentos dos donos, e por aqui já só nos resta pensar na operação biquini 2018...

sexta-feira, 4 de agosto de 2017