quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DIY: árvore de Natal à prova de gatos

Já estamos em Dezembro e hoje faz um mês que a minha decoração de Natal sobrevive à Nocas. 
Quando há 9 meses recebi a Nocas, aos poucos, de todo o lado fui ouvindo histórias de terror entre gatos e árvores de Natal. À medida que ela foi crescendo, o meu projecto árvore de Natal ganhou forma. Percebi que a minha antiga árvore de Natal teria que ser substituída de vez, e assim foi. 
Foi fácil, qualquer um pode fazer, barato, divertido, e no final, modéstia à parte, ficou mesmo charmosa. 

Primeiro passo: 

Escolher uma árvore ou galhos secos ou partidos e deixar secar (eu fiz isto em Agosto) mas pode ser mais tarde. Deixei a árvore secar à vista da Nocas para que ela se fosse habituando e brincando com a novidade. 

Segundo passo:

Comprei um vaso de plástico básico e argamassa para fixar a árvore e resistir às investidas da Nocas. É importante aqui escolher um vaso que suporte alguns kilos de argamassa para maior estabilidade. A execução é mesmo simples, misturar a argamassa com água, mexer para ficar consistente, colocar no vaso como se fosse terra e pôr a árvore. A secagem demora entre um dia ou dois, e portanto, depois disto, devem deixar o vaso com a árvore encostados numa parede ou superfície que lhes garanta estabilidade. 

Terceiro passo: pintar

Pintar não é obrigatório. Podem optar por deixar ao natural, ou colocar verniz. Escolhi pintar de branco e em spray porque combina melhor com a minha sala e o spray garante um ar rústico qb, que era o que eu pretendia. A secagem também irá demorar um ou dois dias, depende do tempo e quantidade de tinta aplicada. 
Depois disto, trouxe a árvore para casa e ficou no quarto de vestir quase um mês, à mercê da curiosidade felina. Sobreviveu e com isto tudo, chegou Novembro e eu não resisti mais, declarei aberta a época Natalícia cá em casa.  
Antes de passar às fotos devo dizer que esta brincadeira não custou mais de 15€, e além da robustez da árvore, acho que eliminar o factor surpresa ajudou imenso. Foi só pôr o vaso dentro de um cesto que tinha comprado para o efeito e encher de pinhas. 

Simples, personalizada, mas sobretudo, cheia de amor.

P.S: antes de terminar tenho que agradecer ao ML pelos esclarecimentos, e à R por ceder a sua garagem! Os detalhes mostro depois :)

Sem comentários:

Enviar um comentário