domingo, 3 de março de 2013

domingo, 3 de março de 2013

É amor de pedra e cal

Lembro-me muito bem desta viagem com os amigos D. e S.
Lembro-me muito bem deste dia, da fila de espera para entrar na igreja mãe, e de, não sei como, olhar e, imediatamente, toda a minha atenção ser dela. Aproximei-me incrédula.
É mesmo mármore?
É!
As pessoas que estavam à minha frente foram saindo e finalmente ficámos cara a cara. O impacto daquele Amor, daquela Dor, daquela Piedade, esculpidas até ao infimo pormenor num enorme bloco de pedra. Pela primeira vez, e única até agora, chorei, assim sem contar.
Podemos não ser católicos, podemos não conhecer o contexto desta escultura, podemos não conhecer a sua existência, mas à crueldade da beleza esculpida é impossivel ficarmos indiferentes.
Queria ir a Roma só para experimentar esta emoção surpreendente outra vez.
A arte pode ser explicada e definida de muitas maneiras, e encontrar formas de expressão diferentes para cada pessoa, mas para mim La Pietà é a obra mais bela que já vi.
  
o colo de mãe


Os rostos deles

A dor dela

 O corpo nú dele, a mão dela que o segura

A marca do prego...


aqui fica a excepção de que a imagem vale mais do que mil palavras
aqui não há palavras que cheguem, nem imagens sufucientes
é preciso ir lá, e rendermo-nos!
foi HÁ 7 ANOS, e nunca vou esqueçer :)

1 comentário:

  1. Da segunda vez que lá fores, quando formos as duas, vai ser uma emoção diferente, mas igualmente boa...

    ResponderEliminar