quinta-feira, 6 de outubro de 2016

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ayuttaya - onde o tempo parou para contar a história

Durante o planeamento desta viagem tentei estudar um bocadinho da história e da cultura Tailandesa e Budista, para que depois toda a experiência tivesse mais significado (para mim). Nesse processo descobri e apaixonei-me por Ayuttaya, de tal forma que abdiquei de um dia em Bangkok (porque já havia esticado esta viagem no tempo até ao limite).
Durante a sua história a Tailândia (antigo Reino de Sião) teve 4 capitais: Sukhothai, Ayuttaya, Thonburi e Bangkok. De todas estas Ayutthaya terá sido a mais imponente. Arquitetonicamente é uma ilha aninhada por três rios (por estar rodeada por rios por todos os lados), protegida e soberana, acabou destruída pelos Birmaneses por volta do século XVIII. Durante a guerra, que os Birmaneses ganharam, incendiaram os templos da cidade e cortaram a cabeça de todos os Budas. Este acto terá sido muito simbólico, pois por um lado foi uma demonstração de força e a maior ofensa que poderiam ter dirigido ao povo Tailandês, mas por outro, uma forma dos Birmaneses se protegerem do mau Karma pela destruição dos templos (aquilo que o Buda vê nunca esquece). 
Depois disso, a terceira capital do país foi temporaria por 10 anos em Thonburi, até se mudar para Bangkok, onde permanece. 
Dizem que o Grande Palácio em Bangkok é uma réplica do que terá sido Ayutthaya (uauu). O seu valor histórico faz com que seja desde 1981 Património Mundial da UNESCO.
Com o fim da guerra, o pais decidiu mudar o seu nome de Reino de Sião para Tailândia, para esquecer a dor e a má sorte da guerra, mas também para tentar aproximar o país da modernidade do Ocidente (ao povo Tai acrescentaram o Land como England). 
Deixo-vos as fotos (e espero que se apaixonem como eu).












P.S: esta viagem foi feita com guia privado, uma escolha que fará sentido se quiserem beber a cultura, fazer mil perguntas e parar para contemplar ( e porque vos vão buscar e levar ao hotel de carro com ar condicionado, claro). Sunny ( you were the best)!!

E estes posts feitos graças ao jet leg que não me abandona e me faz acordar 2h antes do pequeno almoço abrir (socorro!).














Sem comentários:

Enviar um comentário