sexta-feira, 22 de setembro de 2017

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Bear Sanctuary - Laos

[ Eu regressei a casa, à minha família de pessoas e animais, mas, se me permitem, o cliché vai manter-se no oriente, e contar tudo o que falta partilhar, sobre a viagem sonho-aventura.]

O Bear Sanctury, é um santuário que tem a missão de resgatar ursos que estariam condenados à escravatura, em quintas de procriação forçada e matadouro com desculpas medicinais chinesas, mas que visam exclusivamente a alta facturação. 
Tenho nutrido, com o tempo, a idade e a informação, um gradual desgosto por zoos, circos e gaiolas, e em simultâneo, uma admiração profunda pelo trabalho de pessoas ou de colectividades, que se dedicam a combater este tipo de violência e exploração. Nada de novo até aqui, certo? Rocha por fora, Carvalho por dentro, e o DNA a falar mais alto. 
No Laos descobri este centro [ mas há imensos projectos de protecção da vida animal que também queria ter conhecido e patrocinado mas que as limitações de agenda não permitiram ], e circunscrevi a minha estadia a esta experiência. Foi tão bom que repeti. O centro fica localizado ao lado de umas cascatas de sonho (podem ver no post anterior) e, não fossem os 30km de distancia entre o centro e Luang Prabang, se traduzirem em 1h de viagem de mota por estradas bem esburacadas, acho que teria ido todos os dias lá, só para ver os ursos mais um bocadinho (e dar uns mergulhos, óbvio). 
Paga-se um bilhete conjunto para o centro e as cascatas que, em Euros, deve corresponder a 2€/2,5€ que valem bem mais do que os arrepios na pele. Fico-me pelas fotos, e tentarei procurar o hilariante vídeo do meu salto medricas e mergulho subsequente!!! [Procurem no instagram @ines.carvalho.rocha]

Quem é que resiste a estas patinhas a roer? 

E a esta preguiçite demorada?

Casas na selva, quem não as queria para si também ?

E este urso bebé? Perdi a noção do tempo ao vê-lo brincar!

Reprodução das diferentes espécies de ursos que enriquecem o nosso mundo. 

Nao são tão mais ricas as vivências (também conhecidas por férias e turismo e viagens!), quando damos tanto quanto recebemos? Asseguro que no fim ainda se consegue sair no lucro! 

Sem comentários:

Enviar um comentário