quinta-feira, 7 de setembro de 2017

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Comer por uma boa causa

Bake House Yangon



Uma das preocupações nesta viagem foi tentar praticar um pouco daquilo a que se pode chamar de turismo sustentável. 
Não sou um grande exemplo, e muito menos rígida neste aspecto, sobretudo em férias. Mas penso que se estivermos alertas, colocar em pratica não será difícil. 
Estratégias como comprar em lojas pequenas e familiares, usar taxis diferentes, evitar grandes empresas turísticas, usar guias locais, procurar lojas solidárias, não exequíveis, e enfim, tentar, pelo menos tentar, que o impacto do turismo possa ser mais positivo possível para quem lá mora. E principalmente atender à maxima  não dar o peixe mas ensinar a pescar. Seria fácil e cómodo ceder à tentação de dar dinheiro, sobretudo às crianças, que pedem, mas o que lhes estaríamos a ensinar? Que não precisam trabalhar, estudar ou esforçar-se para ganhar dinheiro, só mendigar. Dá que pensar.

Este restaurante-café pertence a uma associação que ajuda jovens mulheres a alcançar uma formação académica ou profissional proporcionando-lhes estrutura e um trabalho justo. Que delicia de bolos e de atendimento, mesmo. Vejam o site deles, onde contam como reescrevem histórias para terem finais felizes. 

Como agradecer o suficiente às duas funcionárias que no fim do seu turno, enfrentaram a monção por nós, nos emprestaram um guarda chuva e nos arranjaram um táxi? Mais uma vez, as pessoas sobressaem em qualquer flash de memória. 


Sem comentários:

Enviar um comentário